A região Central do Estado tem mais um caso confirmado de dengue neste ano. No boletim divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde, consta um registro em São Gabriel, pertencente a 10ª Coordenadoria Regional da Saúde. A doença foi adquirida fora do Rio Grande do Sul. A secretaria não informou o sexo do paciente, a idade, nem a cidade onde a pessoa foi picada pelo mosquito Aedes aegypti.
Tire suas dúvidas para combater o Aedes aegypti
O primeiro caso do ano na região Central foi registrado em janeiro em Cacequi. O infectado era um homem de 29 anos, que havia viajado para o Mato Grosso em dezembro.
Em Santa Maria, não há confirmações. O município recebeu do Laboratório Central do Estado (Lacen) o resultado de quatro exames. Todos deram negativo para dengue: o de um jovem que relatou nas redes sociais ter contraído a doença, o de uma criança de quatro ano e o dos pais dela. Ainda está sob investigação a situação de uma moradora de Santa Maria que voltou do norte de Santa Catarina com sintomas de dengue e de um homem que também havia viajado para fora do Rio Grande do Sul.
Criadouros do Aedes aegypti são recolhidos durante mutirão no bairro Juscelino Kubitschek, em Santa Maria
Em 2016, o Rio Grande do Sul teve 36 confirmações de dengue: 33 são casos importados (contraídos fora do Estado) e três são autóctones (contraídos no RS). Os autóctones foram registrados em Guaíba, Viamão e São Paulo das Missões.